O que faz uma foto ser impactante?

“O que o mundo precisa são mais fotografias com paixão e não mais uma foto apenas tecnicamente correta”, Moose Petersen, diz o fotógrafo sobre o que é uma foto impactante

Para quem gosta de fotografia, não basta clicar uma imagem. E, obviamente, não falo daquela turma que sai fotografando sofregamente tudo que passa à sua frente com o celular, mas do fotógrafo consciente, que escolhe o que vai fotografar, buscando uma foto que o satisfaça em todos os detalhes e que tenha algo capaz de impressionar também a quem venha a observá-la. É a busca por aquilo que chamamos de foto impactante, um termo talvez meio esnobe, mas no final é o que se espera de uma boa foto: o impacto visual.

Como fazer uma foto impactante?

E nessa busca, muita gente nos pergunta o que é preciso para que a foto se enquadre nessa categoria e por que nem toda a foto produz esse efeito? Até onde a técnica é determinante para que uma foto impactante ou impressionante?

Sem dúvida, há todo um conjunto de fatores técnicos, que não devem ser descartados na composição de uma boa foto, começando com a escolha do assunto, a objetiva correta, a abertura do diafragma, a velocidade condizente com ele, o ISO mais ajustado, o filtro mais indicado, as condições do tempo e até o horário mais apropriado, entre outras coisas.

Mas apenas a técnica faz da imagem algo marcante? Será que no fundo tudo tem uma receita já definida para o sucesso? Não aceitamos isso.

Embora a técnica tenha, incontestavelmente, o seu valor, há também certos aspectos que influem subjetivamente em uma boa foto sendo igualmente responsáveis pelo seu sucesso. E chegam mesmo a se transformar em marcas pessoais no conjunto da obra, podendo ser reunidos sob um único título: a sensibilidade do fotógrafo, que faz dele um apaixonado.

Fator 1 para uma foto impactante: Criatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo