Nikon deixa de fabricar várias lentes

Há dois dias (11/05/2021) postamos que a Nikon está deixando de fabricar algumas câmeras e lentes DX. E agora ao que parece a empresa também está começando a descontinuar suas lentes F-Mount. Isso porque no site oficial da Nikon, nada menos que 7 lentes F-Mount estão aparecendo agora como “produto antigo”. Normalmente, o termo é usado para identificar produtos que foram oficialmente descontinuados. Veja imagem abaixo do site da Nikon do Japão.

lentes nikon

Além disso, todas as 7 lentes estão listadas como esgotadas nos principais distribuidores dos Estados Unidos. Ou seja, é improvável que as lojas recebam novas unidades da Nikon para reabastecer seu estoque. As 7 lentes de montagem F que aparentemente foram descontinuadas são os seguintes modelos: Nikkor AF-S 16-35 mm f / 4G ED VR , Nikkor AF-S 28-300 mm f / 3.5-5,6G ED VR , Nikkor AF-S 200 mm f / 2G ED VR II , AF-S DX Nikkor 16-80 mm f / 2.8-4E ED VR , AF-S DX Nikkor 18-300 mm f / 3.5-6,3G ED VR, AF-P DX NIKKOR 18-55 mm f / 3.5-5.6G VR e AF-S DX Micro Nikkor 85 mm f / 3.5 G ED VR. Como também publicamos aqui no iPhoto Channel no dia 27 de abril de 2021, a Canon também tinha anunciado que não fabricará mais 26 lentes EF para câmeras DSLR.


O fim das câmeras e lentes DSLR está próximo?

Ou seja, esses movimentos da Canon e Nikon não são apenas coincidência. Fazem parte de suas ações para reduzir custos, se reposicionar no mercado e focar a produção em produtos mais rentáveis, leia-se: câmeras e lentes mirrorless. Por isso, inicialmente, as fabricantes estão descontinuando os modelos DSLR mais antigos para aumentar sua capacidade de produção para novos modelos da linha mirrorless. No caso da Nikon, a empresa está focando na produção das câmeras Z7 II e Z6 II.

No entanto, se o mercado de câmeras e lentes DSLR não reagir nos próximos anos, a tendência é que os fabricantes fiquem com poucos modelos desse sistema ou abandonem de vez a fabricação. Tudo vai depender dos números e resultados das vendas, que ano a ano vem caindo. Então a tendência não é muito animadora para o futuro das DSLRs. A maior preocupação dos fotógrafos, no momento, é se Nikon e Canon manterão o suporte técnico para as câmeras e lentes descontinuadas. Por enquanto, a Nikon não emitiu nenhum comunicado oficial informando qual será o procedimento para os fotógrafos com esses modelos. Esperamos que o suporte continue normalmente e que os profissionais não sejam desamparados. Vamos acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo